...

Dia do Meio Ambiente - corra de forma sustentável!

05 de Junho 2020

O Dia do Meio Ambiente acontece hoje, dia 05/06. Criado pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 15 de dezembro, a data tinha como o tema central o Ambiente Humano. Mas com o passar do tempo, o tema vêm se ampliando para questões atuais. Você tem ideia de como melhorar sua relação com o meio ambiente ao mesmo tempo que pratica provas de corrida? Então presta atenção nos próximos parágrafos.  

A hora é agora!

Segundo a própria ONU o tema de 2020 é a “biodiversidade”. A instituição lançou a campanha #HoraDaNatureza. Como apelo à ação global para combater a crescente perda de espécies e a degradação ambiental. Uma vez que evidencia a urgência de cuidarmos do Meio Ambiente, ou seja, a hora é agora! Além de também evidenciar a relação entre a saúde humana e a saúde do planeta:

“A crise da COVID-19 evidenciou que, ao destruir a biodiversidade, se destrói o próprio sistema que sustenta a vida humana. Ao perturbar o delicado equilíbrio da natureza, são criadas as condições ideais para a propagação de patógenos. Incluindo os diferentes tipos de coronavírus.” Diz a comunicação da ONU.

Só nos últimos 50 anos, a população mundial dobrou, a economia global quadriplicou e o comércio aumentou quase dez vezes! Com essas demandas, os seres humanos estão cada vez mais sobrecarregando a natureza. Seja desmatando, poluindo ou até consumindo os recursos naturais. Assim, fica cada vez mais evidente a necessidade da humanidade se unir para salvar a nossa casa, o nosso planeta.

Exigir medidas dos nossos políticos, reciclar, não jogar lixo no chão e repensar nossas atitudes. Essas são algumas das formas que podemos fazer no nosso dia a dia para proteger o meio ambiente. Mas você já parou para pensar em como fazer isso ao mesmo tempo em que participa de provas de corrida?

A Global Vita faz sua parte para o Dia do Meio Ambiente.

Todos os anos a Global Vita realiza diversas práticas para melhorar a sustentabilidade nos seus eventos. Como a compensação do carbono emitido com o plantio de árvores, a realização de mutirões de limpeza para remoção de resíduos do local, redução do lixo gerado, entre diversos outros. “Esperamos que os atletas ao interagirem com o meio ambiente, mudem o seu comportamento de forma positiva no local, e levem também essas boas práticas de conduta para dentro de casa”, ressalta a organização.

O circuito Amazing Runs, sempre andou lado a lado com a preservação e consciência ambiental. Os pré-requisitos para que os eventos ocorram são:

- Conscientização dos atletas sobre a importância da preservação da biodiversidade;

- Gestão correta dos resíduos;

- Fomento do eco turismo em períodos de baixa/média temporada;

- Política de contratação mínima de 85% dos staffs localmente;

- Realização de mutirões de limpeza;

Corra de forma sustentável.

A principal missão das provas é ajudar a criar uma conscientização das pessoas sobre a importância da preservação da biodiversidade local. “Esperamos que os atletas ao interagirem com o meio ambiente, mudem o seu comportamento de forma positiva no local, e levem também essas boas práticas de conduta para dentro de casa” comenta Arthur Trauczynski, da Global Vita.

Nas corridas de rua não é diferente. Neste ano, uma parceria da Global Vita com a Kapersul Waste Management (KWM). A desenvolvedora de soluções completas e integradas de gestão de resíduo, transformou resíduos da prova, como plásticos em geral, em novos produtos, como lixeiras, sacos de lixo, lonas e brindes para outros eventos organizados pela Global Vita. “A sustentabilidade sempre foi um pilar fundamental na visão de gestão que temos na Global Vita Sports. A parceria com a KWM veio para reforçar ainda mais o nosso compromisso em procurar formas para redução dos nossos impactos e mais que tudo, conscientizar o nosso público sobre a gestão correta dos resíduos e a importância da economia circular”, comenta Arthur Trauczynski, diretor de negócios da Global Vita Sports.

Economia circular, uma aliada à preservação do meio ambiente.

A economia circular auxilia na preservação de recursos naturais ao mesmo tempo que diminuir (e até evita) o descarte de resíduos. O que antes iria para o lixo, hoje é matéria prima para novos produtos. Desde 2019, a Global Vita passou a abolir a utilização de sacolas plásticas nas entregas de kits para os participantes. A estimativa é ter deixado de colocar em circulação 45 mil sacolas plásticas somente no ano passado.

Acreditamos que o foco de toda empresa deveria ser a preservação do meio ambiente, pois é nosso dever com os nossos clientes, nossa consciência e com o nosso mundo. Se cada atleta fizer a sua parte e escolher empresas que prezem pelo meio ambiente, já será um grande avanço. Que o dia de hoje possa ser uma forma de nos fazer entender que o cuidado com o meio ambiente deve ser diário e não apenas um dia ao ano.

Comentários para este post

Fique por dentro de todas as provas!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba notícias e alertas para nunca mais ficar de fora de uma corrida.